top of page

Como os animais enxergam o mundo de formas diferentes? Visão de cores, ultravioleta e percepção do campo magnético da terra

29 de ago.
6 min de leitura

1. Introdução


Quando pensamos em visão, é comum imaginar que todos os animais recebem aproximadamente a mesma informação luminosa e apenas a interpretam de maneiras diferentes. Entretanto, a biologia mostra que essa ideia é incorreta. Os sistemas visuais evoluíram sob diferentes condições ambientais e, por isso, animais distintos podem possuir conjuntos diferentes de fotorreceptores, sensibilidades espectrais, filtros ópticos e mecanismos de processamento neural. Como consequência, aquilo que chamamos de “cor” não é uma propriedade percebida de forma universal: é o resultado de uma interação entre a radiação eletromagnética, os sensores biológicos e o processamento do sistema nervoso.


Esse tema é especialmente interessante porque conecta óptica, eletromagnetismo, física quântica, biofísica e processamento de sinais. A luz visível constitui apenas uma pequena faixa do espectro eletromagnético, no entanto existem outras regiões do espectro eletromagnético, como o ultravioleta, o qual exploram diferentes animais. Além disso, algumas espécies possuem magnetorecepção, isto é, capacidade de detectar informações associadas ao campo magnético terrestre. Em certos modelos de magnetorecepção, especialmente em aves, há evidências de que proteínas sensíveis podem transformar informações magnéticas em sinais que entram no sistema visual, levando à hipótese de que o animal possa experimentar uma espécie de “imagem” ou padrão magnético. 


2. O que significa enxergar uma cor? 


A luz pode ser descrita como uma onda eletromagnética caracterizada, entre outras grandezas, por frequência e comprimento de onda. No vácuo, essas grandezas estão relacionadas por:


 em que c é a velocidade da luz, λ é o comprimento de onda e f é a frequência. O olho, entretanto, não mede diretamente “comprimento de onda”. Fotorreceptores absorvem fótons com probabilidades que dependem do comprimento de onda, e o sistema nervoso compara os sinais produzidos por diferentes classes de receptores. 


Nos seres humanos, a visão de cores normal é tricromática: existem três classes principais de cones, com sensibilidades máximas aproximadamente nas regiões associadas ao azul, verde e vermelho. Isso não significa que cada cone detecte apenas uma cor. Cada fotopigmento apresenta uma curva de sensibilidade espectral relativamente larga. A cor percebida resulta da comparação entre as respostas dos diferentes cones e do processamento neural posterior. 


Figura 1: Superposição das curvas espectrais
Figura 1: Superposição das curvas espectrais

Em outras espécies, o número e o tipo de fotorreceptores podem ser diferentes. Muitas aves possuem quatro classes de cones envolvidos na visão cromática, frequentemente incluindo um receptor sensível ao ultravioleta (UV) ou ao violeta. Em aves com sensibilidade ao ultravioleta (UV), os pigmentos visuais UVS podem apresentar máximos de sensibilidade em torno de 360–373 nm, característicos da região do ultravioleta próximo (UVA). Entretanto, essa sensibilidade pode variar entre as espécies, podendo ocorrer em comprimentos de onda menores. 


3. Animais que enxergam ultravioleta

 

O ultravioleta ocupa comprimentos de onda menores que os da luz visível humana. Em termos simplificados, a região UV pode ser considerada aproximadamente entre 380 e 440 nm, embora diferentes classificações dividam essa faixa em sub-regiões. Para nós, grande parte dessa radiação é invisível. Para diversos animais, porém, ela faz parte do ambiente visual. 


As aves são um exemplo importante. Pesquisas sobre pigmentos visuais demonstraram que muitas espécies possuem pigmentos sensíveis ao UV, e que a transmissão do meio óptico do olho é adaptada a essa sensibilidade. [1]


Essa capacidade pode ter consequências ecológicas. Uma superfície que parece uniforme para um ser humano pode apresentar contraste na faixa ultravioleta para uma ave. Isso pode alterar a detecção de alimento, sinais sociais, padrões de plumagem e orientação visual. Portanto, quando dizemos que dois animais observam o mesmo objeto, fisicamente eles podem estar recebendo conjuntos diferentes de informações espectrais. 


4. Borboletas e a visão tetracromática 


Um exemplo particularmente interessante é a borboleta japonesa Papilio xuthus. Arikawa et al. identificaram oito variedades de receptores espectrais distribuídas em seis classes, incluindo receptores sensíveis ao ultravioleta, violeta, azul, verde e vermelho [3]. Experimentos comportamentais mostraram que os receptores UV, azul, verde e vermelho participam da discriminação cromática durante a alimentação, levando à caracterização funcional da visão da espécie como tetracromática.


 Esse resultado é importante para a Física porque demonstra que não existe uma única maneira biologicamente necessária de transformar espectro em percepção. O conjunto de filtros ópticos, pigmentos e circuitos neurais de cada espécie funciona como um sistema de aquisição de dados. A natureza produz, portanto, diferentes “arquiteturas de sensores” para um mesmo campo eletromagnético.


5. O caso extremo do camarão-louva-a-deus


 Os estomatópodes, conhecidos popularmente como camarões-louva-a-deus, apresentam um dos sistemas visuais mais extraordinários conhecidos. Estudos clássicos encontraram pelo menos dez tipos espectrais de fotorreceptores em algumas espécies [4], enquanto trabalhos posteriores demonstraram sistemas com até 12 classes de fotorreceptores, cobrindo aproximadamente a faixe de 300 a 720 nm, do ultravioleta ao vermelho distante [5]. 


É importante evitar uma interpretação simplista: ter 12 tipos de fotorreceptores não significa necessariamente que o animal perceba “quatro vezes mais cores” que um ser humano. A percepção cromática depende de como os sinais são combinados e processados pelo sistema nervoso. Em estomatópodes, experimentos de discriminação espectral indicam um mecanismo de reconhecimento cromático diferente do modelo clássico de comparação contínua entre canais cromáticos [5]. 


6. Animais que detectam o campo magnético da Terra 


Outro fenômeno fascinante é a magnetorrecepção: a capacidade de determinados animais perceberem o campo magnético terrestre e utilizá-lo para orientação ou navegação. Esse fenômeno foi demonstrado comportamentalmente em diversos grupos, incluindo aves, tartarugas marinhas, peixes e insetos [7],[8]. O campo geomagnético terrestre possui intensidade relativamente baixa quando comparado a muitos campos produzidos por dispositivos elétricos, o que torna sua detecção biologicamente especialmente interessante. 


É importante fazer uma distinção conceitual: dizer que um animal “enxerga o campo magnético” é uma simplificação. Magnetorrecepção não significa necessariamente formar uma imagem visual do campo como fazemos com uma câmera. O animal pode transformar a informação magnética em sinais nervosos por mecanismos químicos, mecânicos ou eletromagnéticos. Em algumas espécies, contudo, há evidências de que o mecanismo pode estar relacionado ao sistema visual, tornando plausível a ideia de que a informação magnética seja integrada à experiência visual. 


7. A hipótese do mecanismo de pares radicais e os criptocromos 


Uma das hipóteses mais estudadas para explicar a bússola magnética dependente de luz em aves envolve proteínas chamadas criptocromos. Essas proteínas podem participar de reações fotoquímicas nas quais ocorre transferência de elétrons e formação transitória de pares de radicais. Os spins eletrônicos desses radicais evoluem sob a influência de interações magnéticas, e o campo geomagnético pode modificar a dinâmica e os produtos dessas reações [9],[10]. 


A ideia central é extraordinária: um fóton pode iniciar uma reação química em uma proteína e, por meio da dinâmica quântica dos spins, essa reação pode carregar informação sobre a orientação do campo magnético terrestre. Em modelos de magnetorrecepção visual, diferentes orientações dos receptores na retina poderiam produzir um padrão de modulação relacionado à direção do campo. Esse padrão poderia, em princípio, ser integrado ao processamento visual [10],[11],[12]. 


Apesar do grande interesse nessa hipótese, é fundamental apresentar a questão com rigor científico: ainda não existe consenso de que um único criptocromo seja o receptor magnético definitivo em todas as aves. Estudos recentes continuam investigando diferentes criptocromos e suas propriedades, e alguns resultados questionam a interpretação de determinadas proteínas como magnetorreceptores primários [13]. 


Assim, a visão não é uma propriedade universal com uma única configuração. Humanos, aves, borboletas e estomatópodes podem receber informações diferentes do mesmo ambiente porque seus sistemas visuais possuem sensores, filtros e mecanismos neurais distintos. Alguns animais detectam ultravioleta; outros possuem múltiplos canais espectrais ou sensibilidade à polarização da luz. 


De maneira ainda mais surpreendente, diferentes animais conseguem utilizar o campo magnético terrestre para orientação. Em aves e insetos, uma das linhas de investigação envolve criptocromos e mecanismos fotoquímicos de pares de radicais; em pombos, estudos também apontam para a participação do ouvido interno, especificamente dos canais semicirculares, em um possível mecanismo de magnetorrecepção baseado em indução eletromagnética. Essas hipóteses não devem ser tratadas como explicações mutuamente excludentes nem como questões completamente resolvidas. 


Para a Física, o principal ensinamento é que a percepção é uma forma de medição. Cada animal possui um conjunto próprio de sensores que mostra o mundo físico de maneira particular. Assim, estudar como os animais enxergam cores ou detectam o campo geomagnético é também estudar diferentes maneiras de transformar grandezas físicas em informação. 



Referências


 
 
 

Comentários


Campus I Lot. Cidade Universitária, PB, 58051-900

Membros em atividade:

Dr. Jesús P. López

Dr. Thierry Passerat De Silans

Rayane Laís de Araújo Xavier

Hudson Veras de Almeida Filho

Erik Luiz Souza Alves

Ana Carolina Lyra de Albuquerque

Fernanda Cícera de Amorim Lopes

Franciraldo Terto de Souza Filho

Letícia Ferreira de Oliveira

Harana Bianca da Silva Pereira

Iago Martins Alves Serafim

Caio Enrique Albuquerque dos Santos

Apoios

image-removebg-preview (2).png
ufpb.webp
Logo do projeto Além do Laboratório. Lente com farol de João Pessoa no centro.

Receba as últimas notícias e atualizações da nossa página

Obrigado por participar!

© 2022 by Universidade Federal da Paraíba UFPB.

bottom of page