top of page

O que é mais pesado: 1 Tonelada de ferro ou 1 Tonelada de madeira?

Foto do escritor: Projeto Óptica UFPBProjeto Óptica UFPB

Todos conhecem a pergunta curiosa, ou pelo menos versões dela: o que pesa mais, uma tonelada de madeira ou uma tonelada de ferro?*

Geralmente, os desavisados respondem sem pensar que a tonelada de ferro, o que faz os presentes rirem. Enquanto isso acontece, a maioria está convencida de que ambas amostras (de madeira e de ferro) pesam o mesmo.

Mas os brincalhões ririam ainda mais se recebessem a resposta de que a tonelada de madeira "pesa" mais. Essa resposta parece totalmente absurda e, no entanto, falando com precisão, está absolutamente correta.

Tudo se resume ao fato de que o princípio de Arquimedes se aplica não apenas aos líquidos, mas também aos gases. Ou seja, todo corpo sofre, no ar, uma "perda" de peso equivalente ao peso do volume de ar que desloca.

A madeira e o ferro também experimentam essa perda de peso no ar. Portanto, para conhecer o peso real desses corpos, é necessário somar essa perda. Ou seja, o peso real da madeira, neste caso, será igual a 1 tonelada + o peso do volume de ar que a madeira ocupa, e o peso real do ferro será igual a 1 tonelada + o peso do volume de ar que o ferro ocupa.

No entanto uma tonelada de madeira ocupa um volume muito maior que uma tonelada de ferro (em torno a 15 vezes maior). Portanto, o peso real de uma tonelada de madeira é... maior que o peso real de uma tonelada de ferro! Embora, para sermos mais exatos, devêssemos dizer que: o peso real da quantidade de madeira que, no ar, pesa uma tonelada, é maior que o peso real da quantidade de ferro que, no ar, pesa uma tonelada.

Como a tonelada de ferro ocupa um volume de algo em torno a 1/8 de m³, enquanto a de madeira ocupa cerca de 2 m³, a diferença entre o peso do ar que deslocam será de aproximadamente 2,5 kg.

Disso, conclui-se que, na realidade, uma tonelada de madeira pesa 2,5 kg a mais que uma tonelada de ferro!


Notas: Para não perder o costume da profissão do Físico e usar os termos adequados, chamemos a atenção a que o termo "peso" no texto anterior é usado de forma errada propositalmente, de modo que fique uma leitura mais cotidiana para nossos leitores. No entanto, deve ficar claro que o "peso" é uma força, e que por tanto o termo "peso" no texto anterior está fazendo referência, na verdade, às massas das amostras.

Vale a pena mencionar também que, falando rigorosamente, na pergunta inicial deve-se supor que a medida da massa de ambas quantidades (madeira e ferro) foi realizada de forma aberta na superfície da Terra e da maneira que usualmente é feito, usando uma balança. Assim a massa de 1 tonelada que se menciona foi medida a partir da medida do peso aparente.

Comments


Campus I Lot. Cidade Universitária, PB, 58051-900

Membros em atividade:

Dr. Jesús P. López

Dr. Thierry Passerat De Silans

Fernanda Lourenço Dos Santos Morais

Gessiane Cipriano Galdino da Silva

Hugo Rodrigues Vasconcelos

Igor Pessoa de Miranda

Inês Barros Daltro Costa

Isaac Caze Nunes

José Lukas Montenegro Ferreira

Luis Eduardo De Souza Silva

Maria Isabel Ramos Santana

Apoios

image-removebg-preview (2).png
ufpb.webp
Logo do projeto Além do Laboratório. Lente com farol de João Pessoa no centro.

Receba as últimas notícias e atualizações da nossa página

Obrigado por participar!

© 2022 by Universidade Federal da Paraíba UFPB.

bottom of page